Manter as unhas bonitas é um cuidado que muitas mulheres – e homens também! – não abrem mão. Isso, no entanto, começa a se tornar uma preocupação quando as unhas apresentam algum problema.

É o caso das ondulações, que deixam o aspecto da unha irregular e ainda mais aparente depois da aplicação do esmalte. Geralmente causado por algum trauma na matriz da unha (aquela parte protegida pela cutícula), é um quadro muito comum principalmente em quem costuma remover a pele durante a manicure de forma agressiva e constante.

O uso de produtos químicos e traumas nos dedos (como uma batida forte) podem também danificar a matriz e causar essa irregularidade. Por último caso (e mais raro), algumas doenças podem também se manifestar dessa forma.

Por esse motivo, é recomendado que, ao primeiro sinal de alguma anormalidade, um dermatologista seja consultado. O especialista é o mais indicado para fazer o diagnóstico e também recomendar um tratamento – que pode incluir a suspensão das idas à manicure até que a unha se recupere.

Fonte: Newton Morais, especialista em dermatologia e diretor da Clínica Mais Excelência Médica, em São Paulo.