Seja pelo excesso de ressecamento no frio, seja pela exposição solar no verão, os lábios precisam de cuidados especiais o ano todo. Essa área do rosto tão sensível precisa principalmente de hidratação constante para se manter sempre volumosa e livre de peles soltas ou rugas.

Excesso de sol ou de vento, e mesmo a água salgada do mar, podem sensibilizar a região. Aos primeiros sinais de ressecamento, a pele dos lábios começa a rachar, as peles ficam soltas e ele parece “encolher”, ficando mais fino. O uso de batons de longa duração todos os dias por longos períodos também é prejudicial, pois impede que a pele “respire”.

Por isso, hidratação é a palavra de ordem para lábios bonitos e volumosos. Isso inclui tanto a aplicação de um bálsamo hidratante antes do batom, (que, de preferência, deve conter em sua formulação ativos hidratantes e antioxidantes!) como uma caprichada antes de dormir, aplicando uma manteiga específica para reforçar a hidratação e ajudar as células a se regenerarem.

Além disso, a ingestão de líquidos também é fundamental para manter a pele – dos lábios e do corpo! – viçosa, principalmente no verão. Por fim, nos dias de praia, invista em protetores labiais com FPS (com ou sem cor), garantindo também a proteção contra rugas.

Fonte: Ana Paula Garcia, dermatologista da Clínica Carla Vidal, em São Paulo.